sexta-feira, 8 de abril de 2011

Breve Debate Acerca do Adjetivo

Acredito eu, do alto (ou de baixo) do meu pequeno conhecimento técnico sobre questões gramaticais da língua portuguesa, que os adjetivos deveriam ser escritos com inicial maiúscula. Utilizarei do abstrato espaço criado por este quasiensaio para explicar minha posição.

Tendo orientações capitalistas, cristãs e estéticas como norteadoras de nosso way of life, estamos sempre colocando nosso discurso de tal forma a criar redes cada vez maiores de juízos de valor. Com alguma dose de abstração, é possível afirmar que quase toda fala humana contemporânea é construída dentro de, e serve de sustentáculo para, esta rede de opiniões. Ora, na "lingua prima" brasileira, qual é a classe morfológica de palavras que permeia tal construção? Se não for o adjetivo, tudo que disse até aqui perde seu sentido (se é que há algum em atribuição no momento).

Pois bem, percebendo, então, o papel importantíssimo que o adjetivo tem em nossa cultural forma de expressarmo-nos, por que não partir ao limite máximo estético de honrarias, e escrevê-los com inicial maiúscula? Ora, temos aqui uma mera questão de concordância (não numeral ou de gênero) estético-cultural-ideológica.

Assim, sem maiores prolixias delongueantes, concluo esta breve nota afirmando que é passada a hora para aceitarmos os desenhos julgadores de nossas falas, lançarmo-nos em direção ao aceite de nossas colocações intra-conceituais, e exarcebá-las com o grau estético máximo da língua escrita: É PASSADA A HORA DE ESCREVERMOS ADJETIVOS COM INICIAL MAIÚSCULA.

Grato pela atenção, pergunto:
Você achou este textículo Ótimo, Bom, Regular, ou Péssimo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário