quinta-feira, 25 de março de 2010

Meu Amor


Hoje, 25 de Março de 2010 , 
foi assinado o atestado de óbito 
de Marie Helene de Raeffray Blanco, minha avó.
Sofria de Alzheimer, e eu já a tinha como morta
há, pelo menos, 5 anos, quando começou
a ter sérios lapsos de memória.
Suas últimas expressões que testemunhei,
há cerca de 6 meses, foram
"meu amor". Repetidas vezes.
“meu amor”
Dói,
“meu amor”.
A menina mais linda do Brasil,
“meu amor”.
Machuca,
“meu amor”.
Ver meu amor preso,
“meu amor”,
está preso no corpo vivo.
Vivo sem a vida do meu amor.

E meu amor
nem sabe quem ama:
não lembra do amor,
“meu amor”.
Morreu.
Esqueceu até de aceitar isso.

Não lembra mais de mim?
“meu amor”
Não lembra de seu marido?
“meu amor”
Suas filhas, que tão bem te querem,
“meu amor”?
Não lembra?
“meu amor”

Dói, dói muito,
ser o seu amor inerte, dúbio, estranho.
Me odeie,
“meu amor”.
Não ia doer tanto
saber ser odiado de verdade.

Só peço que um dia saiba,
“meu amor”,
do amor que lhe tivemos,
“meu amor”.
Que não tenha sido em vão
o sofrer apaixonado.
Que não seja esquecido
o amor talvez sabido.
Que tenha sido sentido
o Natal que morreu ao seu lado.
Papai Noel? Traga minha vó...
Fique com este,
que já não pertence.

"meu amor"
As madrugadas acordadas,
"meu amor",
que sempre escuto e não entendo.
Por quê, meu amor, por quê?
"meu amor"
Assim fomos feitos,
"meu amor",
nascemos; vivemos; morremos; esquecemos.
"meu amor",
repare: você errou a ordem.

Certa vez,
"meu amor",
você me agradeceu:
"meu amor... obrigado,
obrigado,
obrigado".
De nada, meu amor.
De nada.
Agora, vá,
"meu amor",
já é tarde:
durma bem.

Meu amor,
Te amo.

Poema escrito em 29 de Dezembro de 2009,
Só publicado hoje em respeito à família.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Dani, retificando a última frase da explicação acima, as únicas palavras que dizia até a véspera de ir embora eram "meu amor" e "obrigada" que escutei muitas e muitas vezes... e... que saudade da minha menina...
    Beijão.
    Ni

    ResponderExcluir